terça-feira, 6 de março de 2007

Você sabe o que é ITIL?

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foi desenvolvido na Inglaterra pela CCTA - Central Computer and Telecommunications Agency – órgão do governo inglês, no final da década de 80, a partir da necessidade do governo de ter processos organizados na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações).
O resultado foi a aglutinação dos melhores processos e práticas para ancorar a gestão de serviços de TIC. Foram levadas em conta, nesta gigantesca empreitada, as experiências acumuladas por organizações públicas e privadas de diversos países.
Atualmente, tem sido exigido das organizações que atuam no segmento de TIC que apresentem mais resultados com uma quantidade de recursos (orçamentários, humanos, financeiros e logísticos) igual ou até menor em comparação a anos anteriores.
Desta forma é imprescindível adotar melhorias nas áreas que proporcionam maior valor para o negócio. É neste cenário que o ITIL vem ganhando espaço nas organizações vinculadas ao mercado de TIC.
As melhores práticas definidas pelo ITIL auxiliam as empresas a terem uma gestão da infra-estrutura de serviços mais eficiente, com maior controle e clareza nos processos, melhor qualidade nos serviços prestados, flexibilidade na gestão, redução de custos com a eliminação de tarefas redundantes e processos mais ágeis, otimizados e interligados, além de um melhor alinhamento da área de TIC com as de negócios.
O ITIL fornece um método comprovado para o planejamento de processos, papéis e atividades comuns, com a referência apropriada de um para o outro e de como devem ser as linhas de comunicação entre eles.

Fonte: Portal SERPRO.

Nenhum comentário: